Conheçam os eventos que realizamos e aqueles em que estamos presentes.

A fruta, popularmente chamada de "fruta-dragão", é originária do México e de países da América Central e tem conquistado o paladar dos brasileiros, pois é rica em fibras, vitamina B, C e zinco. A média de venda das unidades em varejões é de R$ 12 até R$ 25.

A ideia do encontro, promovido pelo Grupo de Produtores de Pitaya do Brasil e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU), é estimular o cultivo da fruta na região. “A gente espera que esse evento seja o pontapé inicial de uma produção expressiva em Uberaba”, disse Romeu Borges, presidente do SRU.

O cultivo é uma oportunidade para pequenos produtores aumentarem a renda. “É muito fácil de cultivar, barato de se fazer o plantio e traz uma renda muito boa. É uma fruta de valor agregado muito alto”, ressaltou Sebastião Almeida, idealizador do evento.

i encontro.jpg
ii enc. nac. prod. pit..jpg

II Encontro Nacional dos Produtores de Pitaia

O II Encontro Nacional de Produtores de Pitaia foi realizado no auditório de fruticultura da UFLA/MG, na oportunidade a AbraPPitaia e a UFLA/MG, juntamente com seus parceiros puderam oferecer aos presentes no evento, um conteúdo de extrema relevância e de alta qualidade. 

O evento teve um crescimento de 125% com relação à primeira edição, o qual foi realizado na cidade de Uberaba/MG (triangulo Mineiro) mostrando todo o potencial de desenvolvimento da cultura, bem como sua capacidade em se tornar uma fruta que rapidamente estará fazendo parte do cardápio do consumidor interno e também, após um trabalho mais arrojado, poderemos passar a nos tornar um polo exportador de pitaia.

25 e 26 de janeiro de 2020

simposium peru.jpg

SIMPOSIUM INTERNACIONAL DE PITAIA NO PERU

13 e 14 de março de 2020

A AbraPPitaia também participa de eventos internacionais através de apoio e organização, sendo uma associação com ampla abertura e aceitação entres os produtores de diversos países, servindo como referência no assunto.

SIMPOSIUM INTERNACIONAL DE PRODUCCIÓN DE  PITAHAYA foi realizado na cidade peruana de Huaral, capital da Província de Huaral, situada no Departamento de Lima, pertencente a Região de Lima.

O evento tem um grande peso latino-americano, pois aconteceu na capital da agricultura peruana e com isso, foi possível dar o devido destaque e relevância ao assunto.

simposium peru 2.jpg
I Circuito.jpeg

I CRICUITO INTERNACIONAL DE PITAIA 

22 e 23 de agosto de 2020

A AbraPPitaia participou ativamente do I Circuito internacional de Pitaia, o qual proporcionou muito conhecimento a todos os participantes, com palestras internacionais sendo feitas pelos pesquisadores referencia no assunto.

Com apoio da AbraPPitaia, foi possível reunir os maiores nomes da pitaia nos seguintes países: Brasil, Peru, México, Equador, Espanha, Portugal e Costa Rica, assim todos os participantes tiveram palestras da mais alta qualidade, com transmissão do evento sendo feita Full HD, a todos os inscritos.

pitaia argentina.jpg

REUNIÃO EM PASO DE LOS LIBRES - ARGENTINA

22 e 23 de agosto de 2020

A AbraPPitaia participou da reunião em PASO DE LOS LIBRES - ARGENTINA, evento promovido pela ASOCICIACIÓN DE PRODUCTORES DE FRUTAS TROPICALES DE CORRIENTES - ARGENTINA.

A convite do presidente da Associação de Produtores de Frutas tropicais de Corrientes, senhor Jorge Romanos, a AbraPPitaia esteve presente apoiando no processo de divulgação e na transferência de tecnologias e conhecimentos sobre a cultura da pitaia, as quais foram repassadas aos participantes do evento. 

Vale ressaltar que a AbraPPitaia tem um acordo com a Associação de produtores de Frutas tropicais de Corrientes, o qual foi firmado em durante o II Encontro Nacional de Pitaia realizado na cidade de Lavras/MG, neste acordo esta previsto a transferência de tecnologias entre as associações e suas universidades apoiadoras tanto do Brasil como da Argentina.

I Encontro Nacional dos Produtores de Pitaia

16 e 17 de março de 2019